Autotrônica e Elementos em Corte


DT-AU001

Dinamômetro para Ensaio de Motores a Combustão

Para ensaio de motores de combustão interna.

Programa Didático

  1. Temperatura do ar de admissão.
  2. Temperatura do óleo do motor.
  3. Temperatura dos gases de exaustão. 
  4. Temperatura do líquido de arrefecimento.
  5. Fluxo de ar com câmara anti-ruído e reservatório.
  6. Rendimento volumétrico.
  7. Rendimento térmico.
  8. Consumo de combustível.
  9. Teste de velocidade constante.
  10. Teste de velocidade variável.

DT-AU002 / DT-AU003

Estudo de Mecânica Automotiva

Os elementos em corte, montagem e modelos funcionais são um complemento ideal para as aulas teóricas e práticas, sendo os princípios básicos funcionais trabalhados através da utilização de modelos gerais, os componentes em corte originais são usados para explicar as funções adicionais em detalhes.

Programa Didático

  1. Estudar diferentes tipos de motores (diesel, gasolina e híbrido).
  2. Estudar diferentes tipos de componentes dos motores.
  3. Estudar diferentes tipos de transmissão (automática e manual).
  4. Estudar diferentes tipos de embreagens.
  5. Estudar diferentes tipos de suspensão.
  6. Estudar diferentes tipos de sistemas de freio.
  7. Estudar diferentes tipos de chassis.

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DT-AU004

Treinador do Controle Eletrônico de Estabilidade: ABS+ASR+EBD+ESP

Esta bancada de treinamento e teste possui um dos mais atuais e modernos pacotes de sistema de controle ativo para automóveis.

A unidade de controle eletrônico analisa o estado dinâmico do automóvel através de um conjunto de sensores eletrônicos que medem: a velocidade, a posição e a aceleração horizontal da roda.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Aprender a identificar os componentes do sistema.
  2. Analisar o comportamento do sistema sem o controle de estabilidade.
  3. Medir os sinais de saída dos sensores de efeito Hall disponíveis em cada roda.
  4. Analisar o sensor de direção e aceleração lateral.
  5. Analisar o funcionamento do bloco de freio hidráulico e bomba de recirculação de fluidos.
  6. Analisar o comportamento quando uma ou mais rodas são bloqueadas.
  7. Analisar as condições da roda em caso de derrapagem.
  8. Analisar a distribuição da força de frenagem através de medidores de pressão.
  9. Analisar o controle de direção e suas condições.

DT-AU005

Treinador de Injeção Multiponto

Esta bancada de treinamento oferece um pacote completo para testar um dos sistemas mais avançados de injeção multiponto a gasolina e ignição para veículos automotores, que atendem as normas antipoluição.

Este sistema pode ser usado para o controle de motores de quatro cilindros com injeção de combustível sequencial e ignição estática, incluindo uma unidade eletrônica conectada com uma sistema CAN entre o painel e o computador de bordo.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Analisar o controle dos tempos de injeção em função da RPM, temperatura e a carga do motor.
  2. Analisar o controle do ângulo de ignição.
  3. Verificar o funcionamento da válvula de evaporação conforme as condições de carga do motor.
  4. Analisar a forma da onda do sinal que aciona a válvula do acelerador.
  5. Analisar a forma das ondas dos sinais provenientes do sensor de rotação no eixo de movimentação e do sensor de fase no comando de válvulas.
  6. Verificar as condições de corte de combustível.
  7. Analisar as diferentes condições de trabalho e as suas fases.
  8. Analisar o controle de injeção de acordo com os sensores de oxigênio, antes e depois do conversor catalítico.
  9. Analisar a linha física do barramento CAN entre a unidade de controle, computador de bordo e painel em diversos casos de curto-circuito.

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DT-AU006

Treinador de Rede Multiplex Automotiva

O cabeamento constituído por um barramento de dados multiplexado trouxe uma revolução tecnológica para montagem e reparos nos veiculos atuais. Este treinador permite testar o controle da rede de campo (CAN) bem como o aprendizado das técnicas e instrumentos de diagnóstico.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Demonstrar a arquitetura e a topologia de Redes.
  2. Demonstrar o modelo OSI (Open System Interconnection).
  3. Demonstrar o modelo de referência ISO (International Standard Organization).
  4. Demonstrar a integridade da transmissão e as características elétricas da camada física.
  5. Demonstrar os protocolos de comunicação: CAN (Rede de Controle de Área), SAE VAN (Rede de Área de Veículo), J1850, etc.
  6. Descrever as camadas de comunicação.
  7. Descrever a velocidade de transmissão de dados.
  8. Analisar a configuração de rede e diagnóstico.
  9. Analisar experimentalmente os estados da camada física.
  10. Analisar a operação e tolerância a falhas.

DT-AU007

Treinador dos Sistemas Auxiliares e Componentes Elétricos

O treinador constitui um pacote completo de experimentos sobre a estrutura e funcionalidade de vários sistemas elétricos fundamentais que constituem todo o sistema elétrico de um veículo.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Limpador do vidro traseiro.
  2. Reservatório de água do vidro traseiro.
  3. Relógio digital.
  4. Sistema de som.
  5. Acendedor elétrico.
  6. Trava central.
  7. Vidro elétrico.
  8. Dispositivo anti-roubo eletrônico.
  9. Análise de falhas.

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DT-AU008

Treinador do Sistema Eletrônico de Distribuição de Frenagem com Anti-travamento ABS + EBD

Esta bancada é um sistema completo de testes em controle de frenagem. Mede o movimento das rodas com sensores eletrônicos de efeito Hall, incluindo um disco magnético no centro de cada roda.

Possui unidade de comando para a distribuição da força de frenagem nas rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma redução de velocidade de acordo com as condições do veículo. Isso garante uma maior eficiência na distribuição de forças.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Analisar a frenagem quando uma ou mais rodas são bloqueadas, sem sistema anti-bloqueio.
  2. Analisar a frenagem quando uma ou mais rodas são bloqueadas com sistema anti-bloqueio, conforme a velocidade das rodas e o atrito com o piso.
  3. Verificar as condições de operação da válvula solenóide de bloqueio hidráulico, com a medição da pressão de frenagem em cada roda.
  4. Verificar as condições de funcionamento da bomba de recirculação.
  5. Medir a geração de sinais através de sensores de efeito Hall instalados em cada uma das rodas.
  6. Analisar os LEDs de diagnóstico.
  7. Analisar a distribuição da força de bloqueio (EBD) com manômetros.

DT-AU009

Treinador dos Sistemas Elétricos do Compartimento do Motor 

Esta bancada é um sistema completo de aprendizagem, análise e teste dos principais circuitos elétricos de um veículo, tais como bateria, alternador, motor de arranque, ventilador e sistema de ignição.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Analisar os sistemas elétricos do compartimento do motor tais como: a partida do motor (motor de arranque), o sistema de carga da bateria (alternador), a ignição eletrônica estática digital e o radiador de arrefecimento do motor (ventuinha).
  2. Analisar o ajuste do ângulo de ignição versus RPM.
  3. Analisar a forma da onda do sinal proveniente da rotação do motor e do sensor T.D.C.
  4. Analisar a forma da onda do sinal da bobina de ignição.
  5. Verificar o acionamento do interruptor termostático de refrigeração do motor de acordo com a temperatura.
  6. Análise de falhas.

DT-AU010

Treinador do Sistema Elétrico de Iluminação e Sinalização

O treinador constitui um pacote completo de experimentos sobre a estrutura e funcionalidade das diferentes instalações elétricas fundamentais que compõem todo o sistema elétrico de um veículo. Neste equipamento se analisam os circuitos e os dispositivos reais de um automóvel e que são usados tipicamente para a iluminação e a sinalização.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Estudar o funcionamento de iluminação interna e externa.
  2. Estudar a sinalização de alertas e de orientações.
  3. Estudar limpadores do parabrisa, buzina, ventilação, indicadores e alarme.

DT-AU011

Treinador de Sistemas de Segurança em Automóveis

Esta bancada é um sistema completo de aprendizagem e testes dos dispositivos eletrônicos de controle usados.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Analisar as condições de ativação do sensor de desaceleração do sistema de Airbag e do sensor do tensionador do cinto de segurança.
  2. Analisar e verificar as condições de acionamento do interruptor inercial para corte de combustível em caso de desaceleração durante a colisão.
  3. Verificar as condições de acionamento para que a válvula anti-inclinação de corte de combustível entre em ação.
  4. Análise de falhas.

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DT-AU012

Treinador do Controle Eletrônico de Suspensão

Este treinador oferece um pacote de testes completo sobre os dispositivos eletrônicos de controle usados para assegurar a mais alta funcionalidade e confiança dos mais atuais equipamentos automotivos de conforto e segurança.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Controle conforme a aceleração vertical.
  2. Controle conforme o ângulo de esterçamento.
  3. Controle conforme acelerações súbitas.
  4. Controle conforme frenagem.
  5. Controle conforme a velocidade de esterçamento.
  6. Unidade de controle eletrônico.
  7. Autodiagnóstico (LED).
  8. Resolução de problemas.
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DT-AU013

Sistema de Estudo em Câmbio Automático

Estuda os princípios do funcionamento de um câmbio automático, com possibilidade da troca do conjunto de engrenagens, para utilização do planetário de Ravigneaux e Simpson.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Estudar o funcionamento do câmbio automático.
  2. Transmissão de velocidade.
  3. Interruptor da lâmpada piloto.
  4. Interruptor da luz de freio.
  5. Interruptor da luz de posição.
  6. Potenciômetro da válvula de aceleração.
  7. Velocidade.
  8. Luz de freio.
  9. Válvula solenóide.
  10. Conversor de torque.
  11. Regulador eletrohidráulico de pressão.
  12. Válvula solenóide de troca 1-2/3-4.
  13. Válvula solenóide de troca 2-3.
  14. Análise de falhas no modo Sport.
  15. Modo Snow (neve).

DT-AU014

Sistema de Estudo em Motor a Combustão (Gasolina)

Motor real a gasolina, montado em uma bancada de testes.

Programa Didático

  1. Estudar o ciclo termodinâmico.
  2. Estudar o funcionamento e operação de um motor.

DT-AU015

Sistema de Estudo em Motor a Combustão (Diesel)

Motor real a diesel, montado em uma bancada de testes.

Programa Didático

  1. Estudar o ciclo termodinâmico.
  2. Estudar o funcionamento e operação de um motor.

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DT-AU017

Sistema de Estudo em Tecnologia de Veículo Híbrido

O simulador DT-AU017, sobre veículos elétricos híbridos inclui-se em um conjunto completo de equipamentos didáticos voltados ao estudo básico de sistemas veiculares.

O simulador consiste em um painel assistido por computador, com diagramas em silk screen para clara localização de seus componentes.

Várias zonas dos diagramas estão representadas em cores distintas para enfatizar aspectos peculiares do sistema. Indicadores luminosos instalados nos diagramas, permitem avaliar a evolução do controle. 

O mostrador gráfico mostra as informações disponíveis na entrada do controle, como velocidade, temperaturas, etc. na tela do computador permitindo o monitoramento permanente do sistema.

As condições operacionais são configuradas por estudantes conforme a ementa educacional indicada no courseware. 

A fase de teste é completada pela inserção de falhas, executada pelo PC, para o estudo da manutenção. 

Programa Didático 

  1. Arquitetura de veículos elétricos híbridos 
  2. Motor elétrico síncrono de ímã permanente (PMSM)
  3. Bateria
  4. ECU (unidade de controle do motor) do motor elétrico 
  5. ECU (unidade de controle do motor) do combustível do motor
  6. Rede de dados
  7. Modos operacionais
    • Partida do motor
    • Marcha de baixa e alta velocidade
    • Aceleração leve e total
    • Desaceleração e frenagem
    • Marcha a ré
    • Frenagem regenerativa
    • Carregamento da bateria

DT-AU018

Dinamômetro para Ensaios de Motores a Combustão com Software de Aquisição de Dados

Esse dinamômetro é constituído de um freio hidráulico com retardo, cuja circulação do fluxo de água turbulenta, absorve a energia do motor. A carga é controlada pela água na entrada e a potência devidamente convertida em calor e transportada continuamente pela água corrente.

Programa Didático

  1. Temperatura do ar de admissão
  2. Temperatura do óleo do motor
  3. Temperatura do liquido de arrefecimento
  4. Rendimento volumétrico
  5. Rendimento térmico
  6. Consumo de combustível
  7. Teste de velocidade constante
  8. Teste de velocidade variável

DT-AU019

Motor Turbo Diesel

Motor Turbo Diesel com injeção direta mecânica de combustível.

Completo com ignição, entrada de ar, sistemas de exaustão e refrigeração. Pode ser fornecido com placas de inserção de falhas, concebido para auxiliar o diagnóstico de ensino, a localização de falhas e resolução de problemas.

Oferece um recurso de treinamento avançado, treinamento hands-on com componentes reais, maior compreensão para o aluno com as restrições do automóvel moderno.

DT-AU020

Motor de Vidro

Equipamento em Ata de Registro de Preços vigente. Veja mais -> 

Imitação de um motor a gasolina de quatro cilindros, quatro tempos. Por meio do gabinete transparente, toda a operação das partes internas do motor pode ser perfeitamente observada. A ignição no cilindro é demonstrada por uma lâmpada na vela de ignição.

O modelo é acionado por um motor elétrico. 


DT-AU021

Motor Híbrido em Corte – Energia Alternativa

Este é um modelo de motor em corte de um chassis de automóvel denominado “Sistema de Carro Híbrido”. O modelo é seccionado a fim de mostrar seus componentes, peças e o mecanismo de operação. Os estudantes podem facilmente compreender e observar o mecanismo automotivo, como o gerador do motor, motor, caixa de redução e eixo de trasnsmissão.

Dois tipos diferentes de fonte de energia - motor a gasolina e motor elétrico AC trifásico – são operáveis, e a operação é exibida no painel traseiro. Nesse painel são também explicados vários princípios, como partida, operação normal, alta carga, velocidade de redução e condições de carga. Uma bateria HV (HV = hybrid vehicle) é instalada na parte de trás do motor. 


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DT-AU022

Painel Didático para Estudo de Injeção de Combustível

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DT-AU023

Painel Didático para Estudo de Ignição

Este painel está incluído em um conjunto de equipamentos para treinamento técnico em sistemas eletrônicos automotivos. O equipamento é montado com vários componentes reais e simulados, possibilitando um estudo aprofundado sobre estratégias de controle e componentes de ignição eletrônica estática e de injeção multiponto.

Programa Didático

Este sistema permite que o estudante desenvolva diferentes práticas, abrangendo os seguintes tópicos: 

  1. Análise do controle do tempo de injeção conforme as condições operacionais: rpm do motor,  temperatura do motor.
  2. Sensor eletromagnético e roda fônica.
  3. Válvula de recirculação de vapor de combustível.
  4. Ignição multiponto.
  5. Ajuste de lambda.
  6. Resolução de problemas.

O simulador DT-AU023, referente ao controle eletrônico de injeção e ignição, está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos.
Este simulador consiste em um painel computadorizado com diagrama esquemático impresso em silk-screen, para fácil localização de seus componentes.

Programa Didático

  1. Análise do controle da faísca de ignição conforme os parâmetros do sistema
  2. Análise do controle do tempo de injeção conforme os parâmetros do sistema
  3. Partida a frio
  4. Controle de velocidade de idle (IAC)
  5. Limitação do rpm de pico
  6. Fases do corte de combustível
  7. Verificações e padrões para redução de poluição
  8. Sistema de recirculação de vapor de combustível
  9. Controla da mistura por sensor Lambda
  10. Conversor catalítico

DT-AU024

Painel Didático para Estudo de Sistemas ABS

O simulador DT-AU024 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos.
Este simulador consiste em um painel computadorizado com diagrama esquemático impresso em silk-screen, para fácil localização de seus componentes. 

Programa Didático

  1. Princípios operacionais do ABS
  2. Bloco hidráulico
  3. Unidade eletrônica de controle
  4. Válvulas solenoide hidráulicas
  5. Bomba de recirculação de fluido de freio
  6. Sensores de velocidade da roda
  7. Operação com vários modelos de controle de roda: mesma velocidade,  velocidades diferentes
  8. LED de autodiagnostico
  9. Resolução de problemas (sensor de velocidade desconectado, válvula defeituosa, etc.) 
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DT-AU025

Painel Didático para Estudo de Sensores e Controle do Motor

O simulador DT-AU025 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos.
Este simulador consiste em um painel computadorizado com diagrama esquemático impresso em silk-screen, para fácil localização de seus componentes. 

Programa Didático

  1. Sensor de velocidade eletromagnético
  2. Sensor de efeito Hall
  3. Sensor de temperatura do motor
  4. Sensor de temperatura do ar
  5. Sensor de pressão
  6. Sensor de vazão de ar
  7. Sensor de massa de ar
  8. Sensor de detonação
  9. Sensor de oxigênio
  10. Acelerador eletrônico
  11. Sensor de posição da válvula de mariposa
  12. Injetor de combustível
  13. Bomba de combustível
  14. Atuador de velocidade idle (IAC)
  15. Controle eletrônico da injeção de combustível
  16. Nível de combustível
  17.  Motorredutor

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DT-AU026

Painel Didático para Estudo do Controle Climático do Automóvel

O simulador de ar condicionado com controle eletrônico DT-AU026 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos.
O simulador é usado para estudos teóricos e para testes
em sistemas de ar condicionado automotivos.

Programa Didático

  1. Razão pressão-temperatura do refrigerante R134a
  2. Circuitos de alta e de baixa pressão
  3. Aquecimento-resfriamento
  4. Funções do compressor e da válvula de expansão termostática
  5. Funções do condensador e do evaporador
  6. Pressostato triplo
  7. Atuador da porta de mistura de ar
  8. Atuador da porta de distribuição de ar
  9. Ventoinha interna com variador de velocidade
  10. Ventoinha elétrica do radiador/condensador
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DT-AU027

Painel Didático para Estudo de Sistema de Suspensão

O simulador de ar condicionado com controle eletrônico DT-AU027 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos.
O simulador é usado para estudos teóricos e para testes
em sistemas de suspensão automotivos. 

Programa Didático

  1. Lógica de controle de suspensões em função da aceleração vertical
  2. Lógica de controle de suspensões em função da velocidade e do ângulo de viragem
  3. Lógica de controle de suspensões em função da pressão de frenagem
  4. Lógica de controle de suspensões em função da marcha engrenada
  5. Lógica de controle de suspensões em função da abertura da válvula de mariposa
  6. Configuração AUTO-SPORT

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DT-AU028

Painel Didático para Estudo de Sistema de Transmissão

O simulador DT-AU028 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos. O simulador é usado para estudos teóricos e para testes em sistemas de transmissão automotiva.

Programa Didático

  1. Análise de curvas de mudança de marcha
  2. Configuração AUTO-SPORT
  3. Configuração ICE
  4. Influência da abertura da válvula de mariposa
  5. Posições da alavanca P-R-N-OD-D-2-1
  6. Estados dos freios e dos atritos no interior da caixa de câmbio
  7. Controle automático do torque do motor
  8. Resolução de problemas
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DT-AU029

Painel Didático para Estudo de Sistema de Segurança

O simulador DT-AU029 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos. O simulador é usado para estudos teóricos e para testes em sistemas de segurança automotivos.  

Programa Didático

  1. Air-bags do motorista e do passageiro
  2. Air-bags laterais e janelas
  3. Sistema de pré-tensionamento do cinto de segurança
  4. Unidade eletrônica de controle
  5. Interruptor inercial para parada da bomba de combustível
  6. Válvula anti-inclinação para bloqueio hidráulico do combustível
  7. Resolução de problemas

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DT-AU030

Painel Didático para Estudo de Acessórios Elétricos do Automóvel

O simulador DT-AU030 está incluído em um conjunto completo de equipamentos educacionais para o treinamento básico no campo dos sistemas automotivos. O simulador é usado para estudos teóricos e para testes em sistemas elétricos de acessórios automotivos.

Programa Didático

  1. Controle de posição das janelas elétricas
  2. Ajuste da posição do assento elétrico
  3. Regulador da velocidade de cruzeiro
  4. Controle do limpador de para-brisas
  5. Sistema de air-bag
  6. Instalação de alarme antirroubo
  7. Teto solar motorizado
  8. Rádio do carro
  9. Controle automático de iluminação

DT-AU031

Estação de trabalho com veículo verdadeiro aplicando diagnóstico prático

Faz a ponte entre a teoria da aula e as oficinas especializadas em diagnóstico de falhas em veículos automotivos. Instalado em um veículo operacional, o sistema permite ao instrutor supervisionar o progresso do estudante enquanto se inserem falhas a partir da estação do estudante. 

Programa Didático

  1. Este sistema permite que o estudante desenvolva diferentes práticas, abrangendo os seguintes tópicos:
  2. Relé de bomba de combustível
  3. Injetor de combustível
  4. Sensor de acondicionamento da temperatura 
  5. Válvula de ar ociosa
  6. Conduto de ventilação de tanque de nafta
  7. Válvula EGR
  8. Bomba de ar secundária 
  9. Unidade de controle Eletrônico (ECU) 
  10. Válvula múltipla de tomada de ar
  11. Sensor de oxigênio
  12. Sinal de velocímetro
  13. Relé de ar acondicionado
  14. Chave de compressor A/C
  15. Medidor de massa de ar
  16. Chave de posição de estrangulamento
  17. Modelo de ignição sem distribuidor
  18. Sensor de virabrequim
  19. Sensor de eixo de cames
  20. Tacômetro

DT-AU032

Sistema de injeção de diesel Common-Rail com Piezo (CRDI)

Bancada didática e funcional com tecnologia de injeção Common Rail exibe todas as características, condições, erros e valores de medida como no motor original, e permite sua investigação. Bancada de testes completa, que pode ser movida sobre carros de laboratório, com módulo de transferência para diagramas de circuito do aluno, chaves de erro e interface com PC.

Possibilidades experimentais e de demonstração 

  1. Verificação da alimentação
  2. Verificação dos sensores e atuadores
  3. Determinação da influência dos diferentes sinais de sensores sobre os diferentes atuadores, e gravação e avaliação do controle dos atuadores com relação à informação de entrada
  4. Representação das condições de pressão com relação aos sinais do sensor e da velocidade do motor
  5. Registro e avaliação do tempo de injeção dependente da velocidade e da taxa de entrega de combustível com relação aos sinais de sensor pré-selecionados
  6. Representação, registro e avaliação de erros que podem ocorrer na prática
  7. Autodiagnóstico por meio do leitor de falha (testador padrão)

DT-AU033

Modelo de Transmissão e Motor a Gasolina de 4 Cilindros em Linha com Injeção Eletrônica Multiponto

Este motor é acionado eletricamente por um motor elétrico de 220 V e roda a baixa velocidade, para permitir que os alunos entendam e observem a operação dos diversos componentes internos do motor.


DT-AU034

Modelo de Motor Diesel de 6 Cilindros em Linha com Controle Eletrônico dos Bicos Injetores

Equipamento em Ata de Registro de Preços vigente. Veja mais -> 

Este motor é acionado eletricamente por um motor elétrico de 220 V e roda a baixa velocidade, para permitir que os alunos entendam e observem a operação dos diversos componentes internos do motor.

 


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DT-AU035

Treinador em Sistema de Controle Elétrico e Eletrônico de Motocicletas

Esse treinador oferece um pacote completo de testes para um dos mais avançados sistemas de controle elétricos e eletrônicos de motocicletas.

Programa Didático

  1. Análise da transmissão de dados CAN entre:
    • ECU de injeção, ignição 
    • Unidade ABS
    • Unidade de painel de controle
  2. Regulagem de tempo de injeção
  3. Circuito de combustível
  4. Controle ABS
  5. Controle de válvula
  6. Válvula de mariposa monitorada
  7. Sinal de velocidade do motor
  8. Corte do combustível
  9. Controle de iluminação
  10. Linha de teste físico CAN
  11. Ativação CAN
  12. Inserção de falhas

DT-AU037

Bancada de Direção Servoassistida

Modelo funcional de uma direção eletromecânica funcional original. Neste modelo funcional de uma direção eletromecânica funcional original os componentes ficam expostos, para demonstrar, por exemplo, a operação do pinhão duplo. 

Programa didático

  1. Nomenclatura de componentes elétricos e eletrônicos, montagens e sistemas.

  2. Seleção e uso de equipamentos de medidas elétricas.
  3. Medida e avaliação de parâmetros e sinais elétricos.
  4. Documentação de descobertas e avaliações por comparação com valores calculados e especificações do fabricante.
  5. Interpretação do autodiagnóstico dos sistemas controlados eletronicamente.
  6. Exame das influências de possíveis erros sobre a função do sistema.
  7. Análise da troca de dados e efeitos associados.
  8. Planejamento baseado em ordens de serviço e descrições de falhas.
  9. Teste e manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos em motores de veículos.

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DT-AU039

Controle de Dinâmica do Veículo – ESP, ABS, EDS, ASR

Essa bancada didática e funcional pode ser usada para ilustrar e examinar todas as características, condições, erros e medidas como no sistema de freios original, com controle da dinâmica do veículo. O sistema freia as rodas individuais dependendo da condição de operação e controle. Freios normais, ASR, EDS, ESP ou de rodas individuais.

Saiba mais:

Experimentos

  1. Teste de alimentação, sensores e atuadores
  2. Influência dos vários sensores sobre os diferentes atuadores
  3. Registro e avaliação da ação dos atuadores correspondentes aos valores de entrada
  4. Registro e avaliação de situações de pressão no sistema e nas rodas individuais dependendo do controle correspondente dos atuadores
  5. Representação de frenagem com e sem ABS, por roda, por eixo ou total
  6. Representação da função ASR/EDS
  7. Representação da função ESP
  8. Representação, registro e avaliação de erros orientada para a prática
  9. Condução de diagnóstico de erros por meio do leitor de falha (testador original)
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DT-AU040

Motor em Vidro com Caixa de Câmbio

Réplica de um motor a gasolina de quadro cilindros, quatro tempos. A operação de todas as peças interiores do motor pode ser perfeitamente observada por meio da carcaça transparente do motor. A ignição no cilindro é demonstrada por uma lâmpada na vela de ignição. Inclui uma caixa de câmbio de três velocidades, mais marcha a ré. 

Modelo acionado por um motor elétrico.

Saiba mais:


DT-AU041

Ar Condicionado Automotivo

Além de explicar todos os tópicos referentes ao ciclo de compressão, o treinador de ar condicionado para veículos enfatiza a operação e todos os componentes deste sistema.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Partida e verificação da operação dos dispositivos de segurança
  2. Simulação, análise e resolução de problemas de:
    • Falha das partes elétricas mais importantes dos sistema 
    • Falhas da unidade motor/compressor
  3. Teste das variações no ciclo de refrigeração em função da variação de rpm do motor

DT-AU042

Sistema Eletrônico de Controle Climático
de Ar Condicionado Automotivo

Além de enfatizar o ciclo de compressão do vapor, este treinador pode ser usado para descrever todos os problemas devidos à inserção deste ciclo no carro, já que ele deve se adaptar a um ambiente muito quente, em movimento, vibrante e hostil, que libera energia mecânica com potência variável.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Estudo da operação de um condicionador de ar automotivo, seus componentes e aplicações.
  2. Fluido refrigerante: Manuseio e troca.
  3. Manilfold.
  4. Ligações elétricas dos componentes
  5. Medidas elétricas: corrente, tensão e resistência.
  6. Conexões de engates, mangueiras, compressor e correia.
  7. Rendimento e perda de rendimento do sistema devido a obstrução de filtros (secador/acumulador e antipólem) e por excesso ou falta de fluído refrigerante.
  8. Partida e verificação da operação dos dispositivos de segurança.
  9. etc.

DT-AU043

Injeção de Diesel Common Rail

Este treinador oferece um pacote de testes completo sobre um dos mais avançados sistemas de injeção de Diesel para veículos, com bomba de alta pressão e injetores eletrônicos. Esse sistema é usado para controlar motores de quatro cilindros e inclui uma Unidade Eletrônica que permite o diagnóstico exaustivo do sistema.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Injeção controlada eletronicamente
  2. Controle da bomba primária de alimentação acionada por motor
  3. Controle da quantidade de diesel injetada
  4. Controle de avanço de injeção
  5. Controle de pressão de injeção 
  6. Controle da temperatura do motor e do combustível diesel
  7. Controle da velocidade de pico e de marcha lenta
  8. Interrupção da injeção para fase de liberação 
  9. Controle do pré-aquecimento das velas
  10. Controle de emissões poluentes
  11. Sensores DPF – temperatura, pressão
  12. Controle das ventoinhas elétricas
  13. Controle do compressor do ar condicionado
  14. Sistema imobilizador do motor (antirroubo)
  15. Rede CAN alta/baixa velocidade
  16. Resolução de problemas

DT-AU044

Injeção de Diesel Common Rail

Este treinador oferece um pacote de testes completo sobre um dos mais avançados sistemas de injeção de Diesel para veículos, com bomba de alta pressão e injetores eletrônicos. Esse sistema é usado para controlar motores de quatro cilindros e inclui uma Unidade Eletrônica que permite o diagnóstico exaustivo do sistema.

Saiba mais:

Programa Didático

  1. Fundamentos de injeção de diesel Common Rail
  2. Circuito de tanque de combustível
  3. Bomba elétrica de baixa pressão
  4. Bomba elétrica de alta pressão
  5. Injection rail
  6. Sensor de massa de ar
  7. Sensor de velocidade e fase do motor
  8. Sensor de temperatura
  9. Sensor de turbocarga
  10. Acelerador eletrônico
  11. Resolução de problemas

 


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DT-AU045

Eixo frontal – Direção Elétrica Assistida – Direção e Suspensão

Fabricado usando componentes originais, arranjados como no veículo original. Apropriado para procedimentos de teste de alinhamento de todos os fabricantes.

O treinador de suspensão e direção vem completo com subestruturas, barra de torção, triângulos, barras de suspensão, cubo dianteiro e rack de direção de cremalheira e pinhão.

O treinador de suspensão e direção oferece um treinamento prático e aprimorado, com componentes reais, uma maior compreensão por parte do aluno, sem as restrições do moderno veículo motorizado. 

DT-AU046

Treinador Automotivo de Motores Elétricos

Este sistema de treinamento consiste no modelo de bancada e no respectivo curso de aprendizado eletrônico. Os módulos do curso prático aprofundam e complementam os módulos de teoria de modo único.

Essa unidade ensina os conhecimentos básicos de máquinas elétricas. Os motores e geradores elétricos relevantes em tecnologia automotiva são funcionais e transparentes. Todos os parâmetros operacionais podem ser medidos em uma faixa de tensão segura <24 V.


DT-AU047

Treinador de Diagnóstico para Sistemas de Acionamento de Veículos de Motor Híbrido

Sistema de ensino em rede, controlado por PC, com painéis de medida específicos

Opção de partida externa; CAN Bus LIN Bus; Mostradores digitais; Soquetes iluminados; Inversor e eletrônica de potência; Treinamento em Segurança; Unidade de bateria de alta tensão; Máquinas  trifásicas com campo rotacional e ângulo polar; Unidade de controle do motor a combustão; Numerosos pontos de medida; Conexão a PC

Tecnologia especial

  • Incluindo: todos os conceitos de acionamento híbrido atuais. Com e sem plug-in;
  • Multifacetado: demonstração e função para compreensão de resolução de problemas e diagnósticos para situações reais
  • Inovador: E-learning com instrumentos de medida

Objetivos de rede

  • Reconhecimento e transferência das correlações. Individualmente, em sala de aula ou em grupos de laboratório.
  • Preparação para prática de oficinas com ou sem “centro de ensino”

Variável e orientado ao futuro

  • Seguro: trabalhe sem riscos na faixa de baixa tensão em sistemas de alta tensão
  • Equipado: conceitos futuros de acionamento híbrido por meio de atualização de software
  • Escalável: funções adicionais com pacotes de software e painéis de dispositivo

Treinamento básico em tecnologia híbrida

Essa plataforma de treinamento inovadora foi projetada para o ensino dos conhecimentos básicos sobre veículos híbridos. O conceito modular e com capacidades de rede permite a investigação intuitiva e a comparação de todos os sistemas de acionamento híbrido familiares em automóveis.



Diversidade

Numerosas funções são fornecidas para a medida de todos os componentes essenciais no sistema intacto e em casos de falha. As medidas das grandezas elétricas são feitas aqui com instrumentos de medida reais. Os valores mensuráveis de tensão são quase idênticos àqueles dos veículos reais. Tensões acima da faixa de baixa tensão no automóvel estão reduzidas em uma escala de 1:10, por razões de prevenção de acidente.

O sistema possibilita modos operacionais extensivos. Além das situações de condução, há também situações de partida e de carga, modos de medida e de diagnóstico e o trabalho em componentes HV. As situações de condução veicular incluem o modo convencional, o modo puramente eletrônico, boosting, recuperação, aumento do ponto de carga, um perfil de acionamento de 16 partes no modo EV e o novo ciclo de acionamento padrão europeu. 

Rede

O conceito em rede consiste em software de controle extensivo e os painéis conectados. A integração na rede Ethernet já existente no laboratório possibilita que falhas individuais sejam acionadas nas estações dos estudantes a partir da estação do professor. O sistema pode, alternativamente, ser ligado o cabo THERPA Link fornecido. 

O professor pode acessar ativamente os painéis em seu computador, e deixar assim que os estudantes executem a respectiva resolução de problemas. Numerosas falhas práticas podem ser selecionadas – várias causas podem ser selecionadas para cada mensagem de falha. Isso possibilita, para todos os estudantes, por exemplo, ligar a mensagem “Can-Bus Malfunction” ou “Water pump for high temperature cooling circuit non-functional”, mas cada um deve individualmente determinar a causa da falha.

O controle é feito pelo professor, com diferentes graus de intervenção na estação do estudante. Assim, cada estudante pode ter o controle completo de seu sistema, ou a seleção e ativação das funções pode ficar a cargo apenas do professor.

Plataforma

A plataforma modular de aprendizado “conjunto de componentes para tecnologia de veículos motorizados” se baseia na lógica estrutural de um sistema de acionamento veicular. Os componentes de hardware consistem no painel central “Sistema veicular básico” e os módulos de painel ”Inversor e máquinas elétricas” e “Bateria e unidade de alta tensão”. Esse conceito de plataforma possibilita a futura expansão do sistema básico para incluir áreas temáticas e módulos adicionais – como sistemas de injeção de gasolina ou sistemas a diesel. Os painéis de dispositivos servem primariamente como caixas de medida com mostradores correlacionados que simbolizam e explicam o modo de acionamento.

Conjunto de componentes para sistemas de acionamento híbrido

Graças à diversidade de informações práticas e aos valores de medida reais para o veículo intacto e defeituoso, este sistema de aprendizado contribui decisivamente para a introdução da teoria e do serviço prático.


DT-AU048

Treinador Automotivo de Lockout-tagout

Segurança ao lidar com veículos de alta tensão 

Atualmente, praticamente todo fabricante de automóveis tem um veículo de alta tensão em sua linha. Portanto, o conhecimento das instruções e métodos de todos os fabricantes é essencial.

Conteúdo de aprendizado

  1. Reconhecimento dos perigos em componentes de alta tensão
  2. Estabelecimento de regulamentações de prevenção de acidentes
  3. Assimilação das instruções e métodos dos diferentes fabricantes
  4. Regras de segurança: desconectar, segurança contra reconexão, assegurar que não há tensão
  5. Critérios para o uso de equipamentos de teste
  6. Passos de log
  7. Documentação detalhada com planilhas de exercícios

DT-AU049

Pacote de E-learning de Tecnologia Híbrida

Este pacote de treinamento consiste em dois modelos funcionais e um veículo de treinamento, bem como nos respectivos cursos de e-learning. 

Os módulos práticos aprofundam e complementam os módulos de teoria.

O pacote vem com:

  • DT-AU046 – Treinador Automotivo de Motores Elétricos
  • DT-AU054 – Modelo Funcional de Tração Elétrica

DT-AU050

Simulador de Bateria T

Treinamento de lockout de segurança em qualquer carro convencional. Mesmo se as escolas não tiverem um carro híbrido nem um elétrico em sua frota, os estudantes podem agora praticar a desativação de um veículo de alta tensão diretamente no veículo. Com o novo Simulador de Bateria T é disponibilizado um “kit de atualização” que simula perfeitamente as características e comportamentos típicos de tais veículos.

DT-AU051

Módulo de Falhas para Veículos HV

Diferentes módulos de falha para veículos de alta tensão, em uma maleta prática. Esses módulos foram desenvolvidos para a simulação de erros, de modo que os estudantes se familiarizem, sem riscos, com a tecnologia de alta tensão e os diferentes métodos de medida durante o treinamento.

Assim, cada módulo é excelente na incorporação de erros de todo tipo. Dependendo da tarefa, a dificuldade pode ser escolhida. Dependendo da instalação, os estudantes devem encontrar o erro ao retirar fusíveis, desconectar conectores ou por meio de medidas. Eles devem lidar com esquemas, fusíveis, funções de relê, etc.


DT-AU052

Treinador de Sonda Lambda com Sondas de Nível Discreto
e Sonda de Banda Larga

Características

  • Operação de 3 sondas lambda ao mesmo tempo: 1 x sonda de nível discreto, 1 x sonda de nível discreto aquecido, 1 x sonda banda larga
  • Projeto em aço inoxidável com dispositivo de proteção
  • Sensor comparativo de temperatura
  • Todos os pontos de prova para medidas de tensão e corrente conectados a soquetes de segurança de 4 mm
  • Bomba elétrica integrada para controle de mistura gorda ou magra
  • Conexão USB integrada
  • O software fornecido permite o monitoramento e o registro em gráficos de barra, de linha e curva lambda. Isso permite que cada sonda seja considerada individualmente ou simultaneamente em conexão com as outras
  • Todas os valores de tensão, corrente, números lambda e temperaturas são fornecidos
  • Documentação detalhada

DT-AU053

Direção Assistida Eletromecânica

Neste modelo funcional de uma direção assistida eletromecânica original, os componentes ficam expostos dentro do gabinete da direção, para demonstrar, por exemplo, a operação do pinhão duplo. Devido às forças extremamente intensas em todas as peças móveis em rotação, as áreas abertas foram dotadas de tampas transparentes, por segurança. Mais funções representáveis são ativas em estabilidade de direção bem como em demanda controlada para consumo de potência para redução do consumo de combustível. A comunicação entre a unidade de controle para a eletrônica da coluna de direção, a interface de diagnóstico (gateway) e a Interface de Diagnóstico (OBD) é feita via CAN BUS.

O ângulo de viragem, o consumo de potência e o torque podem ser testados e medidos usando sistemas de diagnóstico padrão por meio da interface OBD. Para aumentar parcialmente as forças de viragem, uma caixa de resistência á pressão é montada. Assim, o esforço com e sem assistência pode ser representado virtualmente. O sistema tem um painel de controle com botão de parada de emergência, chave de ignição, lâmpada indicadora e interface OBD. Como fonte de alimentação, pode ser usada uma bateria veicular ou uma fonte de tensão regulada de 12 V 60 A.

DT-AU054

Motor de Exercício

Equipamento em Ata de Registro de Preços vigente. Veja mais -> 

Motor de exercício em corte montado sobre uma estrutura móvel, com rodízios e trava. Muitos tipos de motor estão disponíveis. Os motores são adequados para ajuste de tempo de correia (timing belt), ajuste de tempo, montagem de bomba de alta pressão, montagem de cabeça de cilindro, ajuste de elementos de bico de bomba, etc. Na base há um cárter para óleo.


DT-AU055

Modelo Funcional de Tração Elétrica

Este sistema de treinamento consiste em um modelo funcional e no respectivo curso de e-learning. Os módulos práticos aprofundam e complementam os módulos de teoria.

Este modelo funcional simula um sistema de acionamento de um veículo real. Ele consiste em bateria, inversor e motor-gerador trifásico, possibilitando tanto acionamento elétrico como frenagem regenerativa. Todos os parâmetros operacionais podem ser medidos em uma faixa de tensão segura < 24 V


DT-AU056

Modelo em Corte de Carro Híbrido TOYOTA Prius

Este é um modelo em corte de chassis de automóvel chamado “Carro de Sistema Híbrido”. O modelo é seccionado de modo a mostrar suas peças componentes e seu mecanismo de operação. 

Os estudantes podem facilmente compreender e observar o mecanismo automotivo, como o gerador do motor, o motor, caixa de redução e o eixo de transmissão. Pode-se operar em dois tipos diferentes de alimentação, motor a gasolina e motor elétrico AC trifásico, e a operação é exibida no painel traseiro. Vários princípios operacionais, como partida, curso normal, alta carga, velocidade reduzida e marcha a ré também são explicados no painel traseiro. 

A bateria HV é instalada na traseira do motor. O modelo é projetado para operar por motor elétrico. Os estudantes podem executar e observar a operação de um motor via chave liga/desliga na parte frontal. O cabeamento, incluindo lâmpadas de LED, esclarece o fluxo elétrico. 

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DT-AU057

Injeção Multiponto EECV Ford Zetec 16 V – 
Tecnologia de motor a gasolina

Equipamento de motores a gasolina e a diesel totalmente operacionais. Completos com partida, carga, combustível, entrada de ar, sistemas de refrigeração e exaustão. Os motores a gasolina e a diesel são fabricados para replicar o motor do veículo doador. Os motores podem ser fornecidos com placas de inserção de falhas, permitindo a inserção de uma gama de falhas de circuitos aberto e de alta resistência, projetado para ajudar no ensino de diagnósticos, busca e resolução de falhas. 

Pinagem em todos os sensores e atuadores com soquetes de
2mm, possibilitando que valores em tempo real sejam tomados, sem comprometer a fiação. Os soquetes de diagnóstico são apropriadamente acoplados ao motor. Placa opcional de inserção de falhas disponível.

Todas as peças rotativas são totalmente protegidas. Os motores a gasolina e a diesel oferecem um recurso aprimorado de treinamento, treinamento prático com componentes reais, maior compreensão por parte do estudante sem as restrições dos motores dos carros modernos. O motor pode ser equipado com um dinamômetro 140015000!


DT-AU058

Tecnologia FORD 1.8 Turbo – Tecnologia de Motor a Diesel

Equipamento de motores a gasolina e a diesel totalmente operacionais. Completos com partida, carga, combustível, entrada de ar, sistemas de refrigeração e exaustão. Os motores a gasolina e a diesel são fabricados para replicar o motor do veículo doador. Os motores podem ser fornecidos com placas de inserção de falhas, permitindo a inserção de uma gama de falhas de circuitos aberto e de alta resistência, projetado para ajudar no ensino de diagnósticos, busca e resolução de falhas. 

Pinagem em todos os sensores e atuadores com soquetes de
2mm, possibilitando que valores em tempo real sejam tomados, sem comprometer a fiação. Os soquetes de diagnóstico são apropriadamente acoplados ao motor. Placa opcional de inserção de falhas disponível.

Todas as peças rotativas são totalmente protegidas. Os motores a gasolina e a diesel oferecem um recurso aprimorado de treinamento, treinamento prático com componentes reais, maior compreensão por parte do estudante sem as restrições dos motores dos carros modernos. O motor pode ser equipado com um dinamômetro 140015000

DT-AU059

Commom Rail Diesel PEUGEOT/PSA HDI – Tecnologia de Motor a Diesel 

Equipamento de motores a gasolina e a diesel totalmente operacionais. Completos com partida, carga, combustível, entrada de ar, sistemas de refrigeração e exaustão. Os motores a gasolina e a diesel são fabricados para replicar o motor do veículo doador. Os motores podem ser fornecidos com placas de inserção de falhas, permitindo a inserção de uma gama de falhas de circuitos aberto e de alta resistência, projetado para ajudar no ensino de diagnósticos, busca e resolução de falhas. 

Pinagem em todos os sensores e atuadores com soquetes de
2mm, possibilitando que valores em tempo real sejam tomados, sem comprometer a fiação. Os soquetes de diagnóstico são apropriadamente acoplados ao motor. Placa opcional de inserção de falhas disponível.

Todas as peças rotativas são totalmente protegidas. Os motores a gasolina e a diesel oferecem um recurso aprimorado de treinamento, treinamento prático com componentes reais, maior compreensão por parte do estudante sem as restrições dos motores dos carros modernos. O motor pode ser equipado com um dinamômetro 140015000


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DT-AU060

Caixa de Câmbio de 5 Velocidades com Diferencial

Equipamento em Ata de Registro de Preços vigente. Veja mais -> 

Esta caixa de câmbio de cinco velocidades é para transmissão em eixo duplo em veículos com tração dianteira.

Programa Didático

  1. Funcionamento do Câmbio
  2. Diferencial
  3. Relação de marchas
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DT-AU065

Placas para Estudos de Componentes e Circuitos do Automóvel

Módulos do Sistema de Eletrônica Prática Interativa para Autotrônica, e permite desenvolver os conhecimentos necessários para o estudo de sistemas elétricos e eletrônicos usados nos carros modernos.

Saiba mais: